Albert Brooks: Defending My Life (2023)

Albert Brooks é um daqueles nomes (e caras) que me soam familiares, mas que só consigo associar a algum filme se mo apontarem directamente*. Felizmente, este documentário faz exactamente isso. 

Rob Reiner encena um (assumido) pastiche de My Dinner With Andre (1981) para homenagear o seu amigo de infância. O esforço resvala às vezes numa espécie de O Que Dizem os Teus Olhos, mas se fosse produzido pela HBO. É um perfil levezinho que se vê bem em hora e meia. Vale por algumas anedotas da história do humor stand-up americano (quer da geração de Albert Brooks e Rob Reiner, quer dos seus pais, já eles lendas do entretenimento). E vale também por despertar o interesse para a filmografia - especialmente como realizador - deste humorista. 

Aparecem as talking heads do costume, sublinhando como admiram e/ou foram influenciados pela carreira de Brooks (e o leque de personalidade vai das mais óbvias - Conan O'Brien, Larry David - até às mais curiosas - Steven Spielberg, Stanley Kubrick). E são também resgatados clips dos seus filmes, e das suas (muitas) aparições em talk shows. Estes últimos são o que o documentário oferece de mais interessante, e é pena serem poucos. Brooks tinha o hábito (ou pelo menos reza a lenda) de experimentar performances ao vivo na televisão, sem nunca as ter ensaiado antes. Algumas delas, segundo o próprio, eram concebidas no WC, antes de subir ao palco.

Em última análise, se o filme procura resumir a carreira de Brooks a uma única ideia, parece ser esta: lutar contra o medo. Seja o medo de experimentar ideias de humor sem rede, para milhões de pessoas; sejam medos mais pessoais, como ter um destino semelhante ao do seu pai, que morreu - literalmente - em palco. Lutar contra o medo é também a mensagem do seu filme de 1991 - Defending Your Life - onde contracena com Meryl Streep, e que dá nome a este documentário.




*e.g., o vilão do Drive (2011) de Nicolas Winding Refn, ou a voz do pai, Marlin, no À Procura de Nemo (2003). Ou, ainda, o inesquecível Hank Scorpio nos Simpsons (You Only Move Twice, Temporada 8, Episódio 2).

Anterior
Anterior

A Baleia (2022)